quinta-feira, 17 de abril de 2008

DESMOTIVAÇÃO- Sinônimo de prejuízo

Por: ANABB, páginas de 04 a 07
Veiculação: Jornal Ação, Ano XXII, n° 198
Publicação: março/2008 (20.03.2008)

A "desmotivação" afeta o trabalhador ao mesmo tempo que a "motivação" é fator positivo ao bom desempenho profissional.
Martins, mestre em Comunicação pela USP, diz que a desmotivação está ligada a fatores internos e externos.
Pesquisas mostram que a desmotivação gera custos para as empresas no Brasil em quase 39 bilhões de dólares/ano, o equivalente a 4% do PIB nacional. Mendes, professôra da UNB, utiliza a piscodinâmica para explicar que a motivação está ligada a possibilidade do trabalhador ser autêntico e ter espaço para negociar suas atividades. As empresas deveriam mudar o modo de gestão, pensando menos no lucro, gerando profissionais mais motivados, completa.
A desmotivação atrapalha a vida profissional, resume Clara, funcionária do Banco do Brasil S/A. Guidi, do Grupo Cato DF, acredita que as áreas de RH são fundamentais no processo. Maria Inês, psicológa, completa: Gestores são encarregados por interagir com os funcionários e descobrir ser um gerador da automotivação.

Análise Crítica:

Apresenta depoimentos de funcionários do Banco do Brasil S/A, onde esta instituição, como outras, ainda, procura e estuda meios para inverter ou exterminar este mal que aflige o trabalhador e as organizações.
Discute-se e fala-se muito em "motivação" no trabalho e esta matéria é a outra face do assunto, a "desmotivação no trabalho".
Depoimentos de funcionários vai ao encontro com que as empresas tratam seus colaboradores de forma desmotivacional. A matéria, como tantas outras a respeito do assunto, é coerente, clara, direta, convergente com relatos de profissionais da saúde, da mente, do corpo, profissionais da comunicação e da administração de RH. Mostra que a desmotivação é capaz de criar ambientes organizacionais e sociais negativos ,gerando reflexos perversos. E é muito enfática na posição dos gestores que tornam-se os principais motivadores ou desmotivadores de um relacionamento profissional no trabalho.

6 comentários:

silvio disse...

José Sílvio de Barros - Aluno Adm.Ead. Turma 5 - Análise crítica muito bem feita, destacando o principal ponto do artigo que é a desmotivação no trabalho, assunto muito pertinente num momento em que vivemos sob todo tipo de pressão em nosso ambiente de trabalho. Os autores não esqueceram de evidenciar a importância da opinião de especialista no assunto. Acredito ser de extrema importância tratarmos da qualidade de vida no trabalho, pois temos que adaptar da melhor maneira possível ás exigências do mercado de trabalho para nos sentirmos realizados em todos os campos.

trabalhofeliz disse...

Silvio, agradecemos sua participação e percebemos que a mensagem fora reconhecida e que está inserida no seu ato profissional.

mariangela disse...

Desmotivação Sinônimo de Prejuízo


O Grupo diz que essa matéria é a outra face do assunto; não acho, a matéria se refere á motivação, incluindo inclusive depoimentos a favor.
Concordo com o grupo que a matéria é clara, coerente e direta e que a desmotivação é o que de pior pode acontecer em uma organização. Sentimos isso na pele quando ouvimos que somos marajás e que funcionário público não produz, e que é inadimplente.
Por outro lado, o grupo não expôs suas idéias a favor ou contra o assunto, poderiam colocar suas opiniões, dizendo o que acharam sobre a matéria.
Apesar de concordar que todos nós achamos que a motivação, o incentivo, a colaboração em procedimentos que nos diz respeito é fundamental para que possamos nos sentir motivados e assim sermos muito mais eficazes eficientes e produtivos.

Mariangela Vicini turma 01 EAD ADM projeto piloto

trabalhofeliz disse...

Mariângela, o termo ou assunto MOTIVAÇÃO é discutível em várias formas. Se você não se motiva em seu trabalho, consequentemente não terá forças para criar e consequentemente de nada valerá seu esforço diário para ir cumprir suas obrigações no trabalho e consequentemente seu dia a dia, seus relacionamentos, sua vida pessoal e social se tornará um problema íntimo com reflexos bem negativos a você e ao teu redor. Se você não tem QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO que reflita fatores positivos em sua vida- nele e fora dele - você, também, não terá qualidade de vida pessoal e muito menos profissional.

mariangela disse...

Trabalho feliz concordo plenamente com voces, sem estar motivado nada vale a pena,o melhor programa não tem graça,devido nossa demotivação,causando uma baixa estima por nós mesmos,que só nos traz problemas físicos e mentais.

mariangela disse...

Trabalho feliz concordo plenamente com voces, sem estar motivado nada vale a pena,o melhor programa não tem graça,devido nossa demotivação,causando uma baixa estima por nós mesmos,que só nos traz problemas físicos e mentais.