sexta-feira, 21 de março de 2008

"Planejar os próximos passos".




Por: Udo Simons




Veiculação: Revista Melhor. A revista oficial do sistema nacional ABRH, Editora Segmento Ltda






Publicação: fevereiro/2008






Endereço na internet: http://revistamelhor.uol.com.br/ ou http://www.uol.com.br/ clicando em revistas-melhor gestão de pessoas-índice da revista - xxxfeedback -planejar os próximos passos.







“Mais do que ser uma forma de mostrar o que não saiu a contento, o feedback deve ser encarado como uma bússola, para ações futuras para gestores e funcionários”.




O citado, encontra uma atitude do RH das empresas. Treinamentos para busca de resultados. Isto valoriza os funcionários.
Requer respeito aos envolvidos e, prioritariamente, deve ser individual.
Qualifica características pessoais, seria como; uma técnica de auxílio as mudanças a avaliados e avaliadores e busca ser motivacional.
Usado erroneamente, compromete um trabalho. Uma das dificuldades para a correta utilização do feedback, é a comunicação. Temos que ouvir e ser ouvidos,
Pode ser descritivo, analítico, avaliação de 180° ou 360°. Busca-se, locais reservados para aplicá-lo e deve ser agendado, Tem sido comum o uso do feedback 360°, que busca as nuanças de comportamento em contato direto com o avaliado, superior imediato, pares, subordinados.
Seu emprego não pode ser entendido ou confundido por outro termo técnico, o flashback,e sim quem sabe; como feedforward.
É uma ação de mão dupla -líder e subordinado- uma troca onde todos aprendem.




Análise crítica:




O autor, podemos verificar que contempla e elucida muito bem o uso dessa ferramenta, hoje essencial na administração de uma organização. Apresenta clareza sobre o que é e como aplicá-la, sua forma e pessoas ligadas ao processo. A importância das empresas, através de seus gerentes de recursos humanos, mostra que o assunto é de vanguarda, mutável, de muita qualificação profissional e de valorização das pessoas. È oportuno citar que muitas organizações já usam os tipos de feedbacks citados. E vemos que o mais enfático, está sendo o de 360° , onde como exemplo podemos citar o Banco do Brasil S/A, instituição que cresceu muito no relacionamento interno e porquê não dizer externo, pois a ferramenta tem reflexos positivos em todo o relacionamento, seja pessoal, profissional e social.
Importantíssimo seu emprego nas organizações, isto também é qualidade. Pois administrar empresas e seu corpo funcional é puro profissionalismo e capacidade para tal.






quarta-feira, 5 de março de 2008

MENTE SÃ, NEGÓCIOS DE SUCESSO!

Por: Thatiane Faria

Veiculação: Revista Gestão & Negócios, Editora Escala

Publicação: fevereiro/2008


QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Cabe ao administrador saber medir decisões que não interfira na perda do foco dos processos e que traga ao ambiente de trabalho, produtividade e qualidade de vida. Cita exemplos relevantes de executivos que galgam cargos em organizações, em que não apresentam capacidades para o exercício da função, no que é primordial em qualquer organização.
Thatiane relata alguns depoimentos, como de Juliana Bley, Psicóloga, Consultora do Comportamento da Psicologia do Trabalho, que diz “ O Brasil ainda está se desenvolvendo na área de recursos humanos e formação de líderes” e de Roberto Heloani, Professor da Unicamp, que diz “São nos momentos prazerosos da vida que o empresário encontra motivação para trabalhar melhor. A produtividade dele aumenta até 60% quando passa a alternar momentos de trabalho e lazer” E juliana Bley ainda acrescenta uma frase do fundador do Grupo Amil, Sr. Godoy Bueno, como inspiração para amenizar problemas de frustração nos empresários qual seja: “ tente encontrar alguma coisa na vida que desperte sua paixão. A paixão é a maior motivação que existe para se alcançar um objetivo”.
Da matéria em exposição conclui-se que o brasileiro trabalha em média 42 horas por semana, onde, porém, esse número é quase uma utopia para a maioria dos empresários e executivos que precisam tomar conta do próprio negócio. Trabalhar muito pode ocasionar frustrações individuais, como abdicar-se da participação familiar, dos amigos, dos hobbies e outros entretenimentos, podendo prejudicar a vida pessoal de cada um.

Análise crítica da matéria :

A partir de suas considerações e depoimentos de profissionais apresentados pela autora na matéria em questão, vemos a jornalista Thatiane Faria como uma profissional elucidativa, crítica- com ênfase construtiva ao melhor para todos os profissionais,desde os menos até aos mais graduados da organização- com idéias convergentes ao bem estar de todos, pois verifica-se que ela não vê apenas o assalariado mas também o chefe maior, ou melhor toda a hierarquia funcional da organização. Apresenta sentidos de administração e convívio funcional muitos salutares ao bem comum. É diretamente coerente com temas já escritos por outros profissionais do ramo, sintetizando as necessidades convergentes da classe trabalhadora em geral, pois todos devem apresentar uma colaboração mútua, buscando seus direitos como também seus deveres para um bem comum profissional com reflexos positivos no bem comum social e pessoal.