sexta-feira, 21 de março de 2008

"Planejar os próximos passos".




Por: Udo Simons




Veiculação: Revista Melhor. A revista oficial do sistema nacional ABRH, Editora Segmento Ltda






Publicação: fevereiro/2008






Endereço na internet: http://revistamelhor.uol.com.br/ ou http://www.uol.com.br/ clicando em revistas-melhor gestão de pessoas-índice da revista - xxxfeedback -planejar os próximos passos.







“Mais do que ser uma forma de mostrar o que não saiu a contento, o feedback deve ser encarado como uma bússola, para ações futuras para gestores e funcionários”.




O citado, encontra uma atitude do RH das empresas. Treinamentos para busca de resultados. Isto valoriza os funcionários.
Requer respeito aos envolvidos e, prioritariamente, deve ser individual.
Qualifica características pessoais, seria como; uma técnica de auxílio as mudanças a avaliados e avaliadores e busca ser motivacional.
Usado erroneamente, compromete um trabalho. Uma das dificuldades para a correta utilização do feedback, é a comunicação. Temos que ouvir e ser ouvidos,
Pode ser descritivo, analítico, avaliação de 180° ou 360°. Busca-se, locais reservados para aplicá-lo e deve ser agendado, Tem sido comum o uso do feedback 360°, que busca as nuanças de comportamento em contato direto com o avaliado, superior imediato, pares, subordinados.
Seu emprego não pode ser entendido ou confundido por outro termo técnico, o flashback,e sim quem sabe; como feedforward.
É uma ação de mão dupla -líder e subordinado- uma troca onde todos aprendem.




Análise crítica:




O autor, podemos verificar que contempla e elucida muito bem o uso dessa ferramenta, hoje essencial na administração de uma organização. Apresenta clareza sobre o que é e como aplicá-la, sua forma e pessoas ligadas ao processo. A importância das empresas, através de seus gerentes de recursos humanos, mostra que o assunto é de vanguarda, mutável, de muita qualificação profissional e de valorização das pessoas. È oportuno citar que muitas organizações já usam os tipos de feedbacks citados. E vemos que o mais enfático, está sendo o de 360° , onde como exemplo podemos citar o Banco do Brasil S/A, instituição que cresceu muito no relacionamento interno e porquê não dizer externo, pois a ferramenta tem reflexos positivos em todo o relacionamento, seja pessoal, profissional e social.
Importantíssimo seu emprego nas organizações, isto também é qualidade. Pois administrar empresas e seu corpo funcional é puro profissionalismo e capacidade para tal.






2 comentários:

Unknown disse...

O que analiso com relação aos feedbacks é que eles são de certa forma empurrados via garganta abaixo dos funcionários, onde você e seus supostos colegas de trabalho assinam embaixo de uma futura represália que com certeza pesará contra o próprio. São inseridos no questionamento atitudes que não como avaliar, porque não conhecemos direito o colega de trabalho, afinal todos estão empenhados em apenas "vender" produtos e serviços.Bom, acho que este tipo de ferramenta deve ser repensado, porque ainda não visualizei alguém que esteja feliz com este tipo de qualidade de vida no trabalho, se é que se possa denominar dessa forma.

Eduardo Brugger de Almeida (aluno do Adm.Ead, turma 06)

trabalhofeliz disse...

Eduardo, aqui Lucas, tudo bem! O que a matéria quer mostrar, através dos feedbaks, é um mínimo de transparência nas relações de trabalho. O que se quer, como se quer e quem somos e como estamos fazendo. Penso assim.