quarta-feira, 5 de março de 2008

MENTE SÃ, NEGÓCIOS DE SUCESSO!

Por: Thatiane Faria

Veiculação: Revista Gestão & Negócios, Editora Escala

Publicação: fevereiro/2008


QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Cabe ao administrador saber medir decisões que não interfira na perda do foco dos processos e que traga ao ambiente de trabalho, produtividade e qualidade de vida. Cita exemplos relevantes de executivos que galgam cargos em organizações, em que não apresentam capacidades para o exercício da função, no que é primordial em qualquer organização.
Thatiane relata alguns depoimentos, como de Juliana Bley, Psicóloga, Consultora do Comportamento da Psicologia do Trabalho, que diz “ O Brasil ainda está se desenvolvendo na área de recursos humanos e formação de líderes” e de Roberto Heloani, Professor da Unicamp, que diz “São nos momentos prazerosos da vida que o empresário encontra motivação para trabalhar melhor. A produtividade dele aumenta até 60% quando passa a alternar momentos de trabalho e lazer” E juliana Bley ainda acrescenta uma frase do fundador do Grupo Amil, Sr. Godoy Bueno, como inspiração para amenizar problemas de frustração nos empresários qual seja: “ tente encontrar alguma coisa na vida que desperte sua paixão. A paixão é a maior motivação que existe para se alcançar um objetivo”.
Da matéria em exposição conclui-se que o brasileiro trabalha em média 42 horas por semana, onde, porém, esse número é quase uma utopia para a maioria dos empresários e executivos que precisam tomar conta do próprio negócio. Trabalhar muito pode ocasionar frustrações individuais, como abdicar-se da participação familiar, dos amigos, dos hobbies e outros entretenimentos, podendo prejudicar a vida pessoal de cada um.

Análise crítica da matéria :

A partir de suas considerações e depoimentos de profissionais apresentados pela autora na matéria em questão, vemos a jornalista Thatiane Faria como uma profissional elucidativa, crítica- com ênfase construtiva ao melhor para todos os profissionais,desde os menos até aos mais graduados da organização- com idéias convergentes ao bem estar de todos, pois verifica-se que ela não vê apenas o assalariado mas também o chefe maior, ou melhor toda a hierarquia funcional da organização. Apresenta sentidos de administração e convívio funcional muitos salutares ao bem comum. É diretamente coerente com temas já escritos por outros profissionais do ramo, sintetizando as necessidades convergentes da classe trabalhadora em geral, pois todos devem apresentar uma colaboração mútua, buscando seus direitos como também seus deveres para um bem comum profissional com reflexos positivos no bem comum social e pessoal.

2 comentários:

Mariana Moreira disse...

Olá grupo,
Eu concordo com a matéria, realmente podemos observar até em nós mesmos que quando estamos satisfeitos com o trabalho, nem que seja com uma parte dele, produzimos mais, nos dedicamos mais pois é natural do ser humano se dedicar mais àquilo que gosta. Pena que aqui no Brasil o departamento de recursos humanos ainda precisa evoluir bastante, descobrir muitas cosas novas, que são plenamente possíveis como programas de qualidade de vida do trabalho.

Abçs Mariana (monitora do seminário temático).

trabalhofeliz disse...

Mariana; em complemento as suas obervações, é notório dizer que muitas empresas/organizações-principalmente as de grande porte- já apresentam seus programas de qualidade de vida no trabalho com bons reflexos no convívio social e familiar.

Lucas( aluno ead)