domingo, 19 de outubro de 2008

Ética nas Organizações.

Bibliografia:BOM SUCESSO, Édina. Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, Ed. 2002.
RESENHA:
Texto número 04, dos capítulos 11 a 13.
Ética na Empresa.

Nos capítulos acima evidenciamos o capítulo 12, em que autora trata especificamente e de forma bem enfática a necessidade do uso da ética, tanto no trabalho quanto no relacionamento pessoal e social.
Inicia, citando o quanto a sociedade brasileira, em particular, vem passando por contínuos e sistemáticos escândalos éticos, reflexos de corrupção, fraudes, desvios do dinheiro público. Descreve, ainda, a descrença pelo poder público, político e das instituições públicas.
Relata, que se por um lado as pessoas sentem indignadas, por ouro valorizam as organizações merecedoras de confiança, que tratam clientes e fornecedores com espírito de parceria e respeito e complementa: “Sempre no ranking das melhores empresas para se trabalhar, encontram-se aquelas que praticam a ética, respeitam o cliente, tratam os empregados com atenção, firmeza e consideração”.
Contudo isto verifica-se que as pessoas se tornam cada vez mais exigentes em relação a postura da empresa para com a comunidade na qual se inserem, cobrando, até mesmo atitudes de proteção ao meio ambiente. Empresas que causam problemas aos vizinhos ou agridem o meio ambiente são malvistas, acrescenta.
Bom Sucesso constata e afirma que a ética em nada equivale a abandonar o lucro nem outras premissas da economia de mercado. As pessoas, hoje, estão procurando empresas leais aos propósitos éticos, inclusive abrindo não de status e salários. Trabalhar em empresa que paga bem, mas trata as pessoas com desconsideração e desrespeito parece ser situação cada dia menos tolerada pelo empregado e a sociedade, assina a autora.
Neste capítulo, Errar é Humano; A Prática da Ética no Trabalho, O Culto à Personalidade e Ética nos Relacionamentos; Algumas Desculpas para Pensamentos Não-Éticos; Ética: Uma Responsabilidade Pessoal, são conceitos abordados de forma direta ao bom propósito do uso da ética em todas as esferas de relacionamento. No último conceito, acima citado, temos a pergunta: Quem é responsável pela ética na empresa? O Dono? A área de RH ? , Bom Sucesso, escreve: Instituir código de ética, contratar auditores de ética na empresa, nomear “ouvidores” internos e externos são medidas bem-vindas e que mostram seriedade de uma empresa. Mas na verdade, cada funcionário de uma organização é responsável por levantar questões éticas, por estimular que todos levem em conta, além dos interesses próprios, os interesses dos outros.
Fatores como lealdade, respeito, responsabilidade por recursos, riscos, recompensa e reconhecimento , relacionamento, referência e renovação são evidenciados pela autora, ainda, no conceito em questão, como fundamentais ao processo do respeito e uso da ética no relacionamento social e de trabalho.
Identificação da matéria:
Título: Volvo é a melhor empresa para trabalhar
Publicidade.
Veículo: Voces/a - As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, Edição 09/09/2008. Endereço: http://vocesa.abril.com.br/melhoresempresas/
RESUMO DA MATÉRIA:
A ética no relacionamento empresarial tem reflexos sociais imensos. Reflexos no desenvolvimento do trabalhador quanto em sua qualidade de vida.A Volvo do Brasil, valoriza muito seu corpo funcional, lhe qualificando internamente e externamente.O relacionamento entre líderes e liderados é positivo e transparente. A ética vem em primeiro ligar, dentre outros conceitos de relacionamento. Confraternizações, reuniões e eventos fora da organização são fatores de incentivos e interação. Clima organizacional e pesquisa de clima são ferramentas de trabalho de grande valorização da empresa. A preocupação com a qualidade de vida no trabalho de seus funcionários é fator de grande valia e de qualidade da empresa. Programas de saúde, convênios com fundações de ensino no intuito de desenvolvimento técnico de seus funcionários, tudo isto qualifica, orgulha e gera disposição em seus funcionários para a continuidade do bom relacionamento no trabalho, mesmo com algumas desvantagens - reclamações - por parte de alguns funcionários, que vêem muitas exigências ao crescimento funcional.
ANÁLISE CRÍTICA:

Através de pesquisas realizadas pela Revista Exame, esta organização foi apontada como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.
De origem sueca, com filial no Brasil, a publicidade – gerada pela revista - enfatiza um ponto fundamental para o título de que lhe fora dedicado e esse ponto é: Gestão de Pessoas – do desenvolvimento à qualidade de vida.
Políticas de relacionamentos, acompanhados pelo RH, tem a ética em primeiro lugar.
Desenvolvimento de pessoas, valorizando o funcionário, convênios com faculdades e fundações, programas de saúde e sociais são objetos de qualificação e qualidade de vida do trabalhador e ética social e empresarial.
A matéria vai ao encontro dos preceitos de Bom Sucesso(2002), sobre Ética na Empresa, pois ética tem que estar em todos os lugares, e como profissionais e pessoas, também vemos que o caminho do bem, da seriedade, da serenidade tem que estar em toda forma de relacionamento.

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