quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Etiqueta Corporativa - Construindo Relações Interpessoais Saudáveis

Bibliografia:BOM SUCESSO, Édina. Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, Ed. 2002.


RESENHA:


Texto número 03, dos capítulos 8 a 10.


Construindo Relações Interpessoais Saudáveis.



Nos capítulos de 8 a 10, com mais ênfase a este último, da obra de Édina Bom Sucesso (2002), vemos a aplicação clara e bem conceituada de como se constrói uma relação interpessoal saudável ou relações interpessoais saudáveis.
Diz “O autoconhecimento facilita a compreensão do próprio comportamento e do comportamento alheio, permitindo refletir sobre as implicações e conseqüências da assertividade na qualidade de vida. Bom Sucesso(2002), diz “ Nossa cultura enfatiza a observação dos próprios defeitos e qualidades e também os dos outros e sobre esses dois pilares fundamenta-se o relacionamento interpessoal [...]”.
Neste capítulo a autora evidencia e de forma muito direta mostra as diferenças individuais e características pessoais, o que isto conduz a conflitos, ansiedades e perda de amigos ou relacionamentos e cita: “Quando se procura mudar alguém ou sugerir que se comporte de forma diferente, esquece-se de considerar o quando é difícil mudar o próprio comportamento”. Em contrapartida nos oferece o outro lado que é de posições existenciais e qualidade de vida, em que diz “As posições existências afetam de forma significativa à qualidade de vida, uma vez que determinam a maneira de se sentir nas diversas situações”. Neste contexto a autora cita Eric Berne, criador da AT- Análise Transacional -, modelo de relacionamento em que o mesmo denomina de Posições Existenciais.
Bom Sucesso mostra nesta obra o quadro que compõem as quatro posições existenciais, quais sejam:

EU SOU OK – VOCÊ NÃO È OK;
EU SOU OK – VOCÊ É OK;
EU NÃO SOU OK – VOCÊ NÃO É OK;
EU NÃO SOU OK – VOCÊ É OK.

Continua caracterizando cada uma dessas posições, e resumindo a forma com que são observadas no indivíduo quando no ato relacional. Dá exemplos – um a um – de cada posição, alguns baseados em fatos reais, mostrando ações e reações.
Como o comportamento assertivo é o mais bem quisto e visto nas organizações para um bom relacionamento interpessoal, seu conceito, diz a autora, “ Vai além do significado escrito nos dicionários, caracterizando condutas baseadas na sinceridade, honestidade e respeito a si e ao outro{...]. As pessoas assertivas são firmes, defendem seu ponto de vista e direitos, reconhecem as diferenças individuais e assumem responsabilidades pelo seu comportamento” e complementa: “O comportamento assertivo caracteriza-se pela expressão sincera e direta de sentimentos e percepções, de forma adequada e no momento oportuno. Hoje as organizações, segundo Bom Sucesso, em lugar da falsidade e da dubildade, o que se busca é instalar mecanismos preventivos de conflito, tais como: a participação, programas de integração de pessoas e de unidades, conversas frente a frente, espaço para cada um estabelecer suas percepções. A transição para um ambiente organizacional pautado no diálogo sincero, na consideração e na confiança exige mudanças de postura, destacando-se a comunicação direta, imediata e baseada em fatos.
Fala-se da baixa auto-estima nas relações de trabalho e que as corrige com reforço da estima, através da atenção, de olhar aquele com quem fala, agradecer, pedir desculpas, cumprimentar, valorizar a contribuição.
A obra de Bom sucesso é clara na importância do relacionamento. É enfática em dizer que a boa conduta, os conflitos gerados , o relacionamento organizacional e o relacionamento interpessoal são solucionáveis pela assertividade e respeito, sempre, às pessoas.


IDENTIFICAÇÃO DA MATÉRIA:


Título: Know-How :Etiqueta Corporativa


Autoras :Maria Aparecida Araújo e Lícia Egger-Moellwald, por entrevista.

Veículo: Carreira & Negócios, edição outubro/2008, número 05.

Ed. Escala. São Paulo- SP



RESUMO DA MATÉRIA:



A revista Carreira & Negócios, a partir de entrevistas com Araújo e Egger-Moellwald, consultoras de etiqueta empresarial, enfatiza o bom relacionamento e conceitua termos e regras a serem cumpridas e ou praticadas no trabalho.
Conceitos como: privacidade, tolerância, respeito às diferenças, indistinção, a forma de chamar a atenção do outro, isto tudo se resume em comportamentos pessoais que refletem no relacionamento. Desses conceitos, o respeito às diferenças é colocado por Araújo como “As regras de boa convivência se aplicam ao respeito pelo espaço físico das outras pessoas, de suas idéias e emoções. Sempre devemos escolher a melhor palavra, a melhor entonação, o gesto mais suave e acolhedor, as posturas de diálogos, tolerância e busca de entendimento”.
A boa convivência no ambiente de trabalho, observando e respeitando uma série de condutas, traz harmonia e bem-estar social amplos.



ANÁLISE CRÍTICA:



Etiqueta corporativa e boas regras de convivência no ambiente de trabalho, conjuga-se perfeitamente e de forma direta com os preceitos de construção de relações interpessoais saudáveis e defendido e escrito por Édina Bom Sucesso (2002), em seu livro. Na página 134, item três, Bom Sucesso mostra as posições existenciais e de assertividade. Mostra as quatro modalidades de comportamentos que são: comportamento agressivo, assertivo, manipulativo e não assertivo. Estes em análise de comportamento permite compreender suas conseqüências nas relações de trabalho e estimular facilitadores da qualidade de vida. Estimula a aprendizagem do comportamento assertivo uma vez que a assertividade (EU SOU OK – VOCÊ É OK) é destacado como a modalidade que mais favorece o estabelecimento de vínculos de confiança, cooperação e respeito mútuo.
A matéria veiculada tem ligação direta com o comportamento no trabalho e do trabalhador no relacionamento interpessoal. Etiqueta corporativa e empresarial, por seus bons conceitos, ajuda, orienta e faz construir boas relações interpessoais e sociais.



Um comentário:

silvio disse...

Como é bom ler estes comentários onde são aplicadas receitas para que a relação interpessoal nos empregos seja saudável. Honestidade, seriedade, respeito pelo outro... são palavras boas de dizer mas dificeis de aplicar de forma continuada. Presentemente, em Portugal bem como um pouco pelo resto do mundo vive-se uma crise económica que por arrasto está a provocar falta de empregos. Em simultâneo a esta crise,vieram também as tão faladas avaliações feitas por alguém que não se sabe se é parcial ou não ao fazê-las ou concretamente em que moldes são feitas. Todas estas situações levam a que de forma voluntária ou não, as pessoas vivam pressionadas num pensamento em que apenas existem questões como "o que fazer para manter o emprego?, a que terei de me sujeitar para progredir na carreira?, o que pretendem que eu faça para mudar de escalão?"; estas e outras questões levam a que cada um passe a viver para si próprio e com os seus próprios objectivos.É isto que as entidades patronais pretendem pois sabem que, segundo a expressão "o povo unido jamais será vencido", é dificil gerir os empregados. Por arrasto e sem se aperceberem disso é o que está a acontecer a passos largos. As intrigas, os sorrisos "amarelos", as confidências falsas, o egoismo são as palavras que estão na ordem do dia e que colocaram de parte a tal honestidade, seriedade, etc...
É com alguma tristeza que faço esta constatação e com mais ainda que digo não ver uma mudança no horizonte.
Resta-nos fazer uma escolha todos os dias, antes de sairmos de casa. Devo agir de acordo com as minhas convicções e acarretando com as consequências que daí podem advir no futuro próximo? ou simplesmente juntar-me ao mundo cruel do "salve-se quem poder" e viver contra os meus principios?...